Gustavo* aprendeu a ler e escrever

É difícil de acreditar o que Gustavo já vivenciou  tudo com apenas nove anos de idade. Seus pais, ambos ainda muito jovens, vivem principalmente na rua e são  dependentes químicos. Por ser o filho mais novo, os seus pais o usavam para pedir esmola nas ruas. O dinheiro assim adquirido era usado para comprar principalmente drogas e álcool. Para Gustavo e seus onze irmãos não sobrava muito. Com aproximadamente quatro anos, Gustavo foi pego pela polícia e levado para uma casa de passagem do estado. Durante este tempo ele nunca freqüentou a escola e raramente saia da casa com medo de que a mãe o achasse e o levasse de volta para as ruas. No início de 2009 Gustavo se mudou para o sítio Girassol. Lá ele aprendeu a ler e escrever e está freqüentando uma escola.

Carlos* tem um lar novamente

Desde os seis anos de idade Carlos não consegue ver nada com seu olho esquerdo. Ele foi atingido com uma pedra na rua por uma outra criança. Seus pais acharam que o ferimento não fosse muito grave e não o levaram ao médico. Quando Carlos pôde abrir o olho novamente, este estava baço (ou: sem brilho) e ele não conseguia mais enxergar nada. A decepção de Carlos foi enorme, quando ouviu a explicação do médico, de que não haveria mais chance de recuperar a vista do olho esquerdo.

Existem inúmeras crianças que são negligenciadas pelos pais. Como é bom saber que o sítio Girassol oferece um lar (ou: lugar) seguro para pelo menos algumas delas.

Fernando* quer cuidar de sua avó

Fernando ainda não conseguia ler e escrever quando chegou ao sítio Girassol. Ele não conhece seu pai e sua mãe tem sempre um parceiro diferente. A pessoa que ele mais ama é sua avó de 70 anos de idade. Foi ela quem o criou. Apesar de sua avó ter matriculado Fernando na escola, ele quase nunca frequentava. Ele preferia passar o tempo com os seus "amigos" na rua, até altas horas da noite. Os vizinhos não se sentiam mais seguros, porque ele já tinha entrado em suas casas várias vezes e roubado alguns itens de valor. Um dia ele foi pego pelo juizado?) da infância e juventude e levado para um abrigo público. Após pouco tempo ele foi transferido para o sítio Girassol. Ele sente muita falta de sua avó e ela também gostaria que ele voltasse para casa. Fernando sonha em um dia poder viver novamente com a avó para cuidar dela e ser um neto exemplar. Apesar de algumas recaídas, ele não desiste de seu sonho e nós temos o privilégio de ajudá-lo a concretizar o seu objetivo.

* nomes modificados para preservar a identidade da criança

 
Design downloaded from Beat Schlegel Templates - your source for free web templates